● Ainda trabalhou nas agências
Verniê Negócios (Salto), Finch Marketing (Indaiatuba), Expotec (Sorocaba), Zero Quinze (Sorocaba), Click Notícia (Sorocaba), Q Notícia (Sorocaba) e CM Comunicação (Sorocaba).
Internet
● 2013-2014 – Portal IG Paulista, em Campinas
Cargo: Correspondente na região de Sorocaba
Principais atividades: Acompanhava diariamente todos os assuntos envolvendo 79 cidades da região administrativa de Sorocaba. Produzia notas e reportagens, nas quais abordava de assuntos policiais a políticos, passando por esporte, saúde, cidades, curiosidades, economia, tecnologia, recursos humanos e cultura, artes e variedades.
Também fazia fotos, entrevistas e reportagens especiais.
Outras experiências no segmento
● 2000-2006 – Portal Cosmo Networks, em Campinas
Cargo: Correspondente na região de Sorocaba
Principais atividades: Produzia três reportagens diárias sobre todos os assuntos envolvendo 78 cidades da região de Sorocaba. Acompanhava o dia a dia de Sorocaba e das demais cidades. Uma das reportagens, sobre a morte de um homem engasgado com um pedaço de carne, rendeu o segundo maior número de page views do portal em toda a sua história.
Também fazia fotos, entrevistas e reportagens especiais.
● 2011 - 2012 – Portal Circuito On Line, em Salto
Cargo: Articulista
Principais atividades: Fazia artigos de fundo semanais sobre política, economia e assuntos administrativos municipais.
● 2010 – Portal O Trampolim, em Salto
Cargo: Articulista
Principais atividades: Fazia artigos de fundo semanais sobre a política saltense.
● 2002 - 2003 – Revista BigBiz, em Campinas
Cargo: Correspondente na região de Sorocaba
Principais atividades: Fazia reportagens sobre economia e política com cobertura semanal.
Também fazia fotos e reportagens especiais.
A revista BigBiz foi uma publicação restrita à internet.
● Ainda trabalhou em internet
Portal Entrelinhas (Botucatu).
Assessoria, consultoria e gestão para empresas, órgãos públicos e instituições
● 1998-2009 – Gestor de comunicação e de crise no Grupo JLJ Empresas, de Salto
Cargo: Coordenador de comunicação.
Principais atividades: Trabalhava ligado diretamente à diretoria. Coordenava o contato com a imprensa e cuidava da comunicação interna e da comunicação eletrônica e institucional de todas as 16 empresas JLJ, cujo leque de atuação se subdividia à época em oito segmentos na área de prestação de serviços. Integrou também a coordenação do comitê de crise em uma das maiores dificuldades do Grupo com a imprensa, quando o Ministério Público paulista colocou sob suspeita todos os contratos firmados pela Prefeitura de São Paulo para fornecimento de merenda escolar, que era a atividade-mãe da corporação. Assessorou ainda a diretoria em projetos especiais, como o lançamento do primeiro carro chinês comercializado pelo Grupo no Brasil e no projeto de divulgação do time de vôlei masculino patrocinado pela corporação, um dos quatro melhores do Estado, com 12 títulos em três anos de existência.
Outras experiências no segmento
● 2002-2003, 2004-2005, 2007-2009 e 2017-2019 – Prefeitura de Sorocaba
Cargo: Assessor, diretor e secretário de Comunicação e Eventos.
Principais atividades: Nas três primeiras fases acompanhou de forma intercalada as realizações do gabinete do prefeito e das secretarias de Governo, Negócios Jurídicos, Desenvolvimento Econômico, Administração, Meio Ambiente, Edificações e Urbanismo, Obras e Serviços Públicos e produziu releases diários, além de responder aos questionamentos da imprensa nessas áreas e acompanhar os respectivos prefeito e secretários durante a participação deles em entrevistas, eventos e viagens.
Também respondeu pela elaboração de materiais especiais para divulgação de grandes projetos, iniciativas ou participação da Prefeitura em promoções locais.
Foi responsável ainda pela implantação e consolidação de uma ação de comunicação e marketing intitulada “Sorocaba Agora”, informativo usado em todos os elevadores dos prédios públicos da administração e nos principais balcões de atendimento ao público.
Quarto secretário de Comunicação da história de Sorocaba, idealizou, criou e implantou mais de 30 projetos na área, com destaque para criação do concurso anual “Canta Servidor”, das edições on-line e diária do jornal oficial do município, do slogan do governo “Muito Mais Por Sorocaba”, dos programas “Recupera Sorocaba”, “Fala Bairro” e “Café com a Imprensa”; da conquista da Certificação Ancine que tornou Sorocaba a primeira Prefeitura do Brasil a poder produzir filmes, sem contar com uma produtora comercial; da reformulação do portal oficial da administração, da implantação da intranet, da TV Indoor e dos projetos de inclusão social e de acessibilidade “Pracegover”, “Interprete de Libras”, “Workshop de Fotografia para Pessoas com Deficiência” e a “Caminhada da Inclusão”.
● Ainda trabalhou no segmento
Indústria de Papel e Celulose (Salto); Walter do Brasil (Sorocaba); Embrasa S/A Alimentação e Serviços (São Paulo); Fiat Applàuso (Tatuí); Coan Pampas (Tietê); Grupo Base (Salto); Sistal Alimentação de Coletividade (São Paulo); A & B Editores Associados (São Paulo); Vital Alimentação (São Paulo); La Rondine (Hortolândia); SP Alimentação (São Paulo); Sociedade São Vicente de Paulo, Instituto de Desenvolvimento Regional do Turismo, Círculo dos Trabalhadores Cristãos de Salto e Sindicato da Construção Civil (Salto); Colégio Externato Sagrada Família (Salto); Fiesp (Indaiatuba); Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região (Sorocaba); advogado Sérgio Pannunzio (Tietê); atletas de corrida pedestre (Salto e Indaiatuba); boxeadores (Itu); clubes de futebol amadores (Salto).
Assessoria de comunicação e consultoria de marketing para políticos
● 2016-2017 – Vereador José Crespo, em Sorocaba
Cargo: Assessor de comunicação e marketing e chefe de gabinete.
Principais atividades: Contratado para cuidar da comunicação do vereador José Crespo, líder do DEM na Câmara de Sorocaba, e preparar a campanha de reeleição, passou a cuidar também da imagem pública devido aos conhecimentos na área. Em seu segundo mandato, o vereador integrava coligação de 13 partidos construída em torno do nome do ex-prefeito de Sorocaba Renato Amary (MDB). Devido a um número grande de processos que enfrentava e, na dúvida se não seria prejudicado na reta final da campanha, Amary escolheu o vereador Crespo para ser o candidato a prefeito em seu lugar. A partir disso, passou a integrar a coordenação da campanha, ajudando a definir e a produzir os programas de tevê, os textos dos panfletos e a organização da agenda, além de cuidar da comunicação com a imprensa, produzir artigos, interpretar pesquisas de opinião e preparar o candidato para debates, entrevistas e encontros com número mais elevado de pessoas. Com a eleição conquistada, chefiou o gabinete do vereador para que ele montasse o novo governo.
Outras experiências no segmento
● 2012-2013 – Vereador em Sorocaba Waldomiro de Freitas
Cargo: Assessor de comunicação e marketing político.
Principais atividades: Responsável pela comunicação com a imprensa do mandato do vereador Waldomiro de Freitas (PSD), que foi o líder do governo na Câmara. Elaborava releases, fazia fotos, marcava entrevistas, sugeria pautas para os setoristas da Câmara e acompanhava o vereador em visitas a bairros, a órgãos públicos e a eleitores.
Cuidava ainda da imagem pública do vereador, produzindo material de resposta a críticas da imprensa e de outras autoridades e produzia boletins informativos.
● 2011-2012 – Vereador em Sorocaba Helio Godoy
Cargo: Assessor de comunicação e marketing político.
Principais atividades: Encarregado da comunicação do mandato do vereador mais votado da cidade para o exercício de 2013 a 2016. Elaborava pautas, produzia releases, mantinha contato com a imprensa. Alimentava redes sociais do vereador, sites do partido e dos partidos aliados e da Câmara. Fazia a agenda diária, marcava entrevistas em emissoras de rádio e tevê e jornais e fazia assessoria política no contato com os eleitores e com a base eleitoral do vereador, além de visitas aos eleitores acompanhando o vereador.
● 2011-2012 – Campanha do candidato a prefeito Oswaldo Sonsini Jr, em Itu
● 2011-2012 – Prefeito de Votorantim Carlos Augusto Pivetta
Cargo: Assessor na área político-eleitoral.
Principais atividades: Trabalhou na campanha pela reeleição do prefeito de Votorantim, Carlos Augusto Pivetta (PT). Elaborava textos para os materiais de campanha, como folders, banners, santinhos, faixas, bandeiras, cavaletes e mensagens pela internet. Alimentava o site, o facebook e o twitter do candidato. Fazia o contato com os fornecedores, a contratação de produção do material, coordenava a distribuição aos candidatos a vereador e comandava a equipe de comunicação de Votorantim com oito integrantes como subcoordenador geral. Ajudou na definição do tema de campanha e nas músicas de resposta aos ataques dos adversários, bem como na sua elaboração e execução.
● 2009-2011 – Deputado federal Renato Amary, em Sorocaba e em Brasília
Cargo: Assessor de comunicação estratégica.
Principais atividades: Integrou a campanha à reeleição do deputado federal Renato Amary, quarto mais bem votado do Estado, produzindo textos para a imprensa e para anúncios e todos os outros materiais de campanha, como folders, banners, cavaletes, bandeiras e faixas. Atuou na definição do tema musical e na definição da estratégia de divulgação da candidatura. Elaborou agenda diária, material institucional e de abastecimento de sites. Respondeu ainda pelo contato com a imprensa (fornecimento de respostas aos questionamentos, redação de artigos, agendamento de entrevistas e produção de fotos).
● 2003-2004 – Campanha do candidato a prefeito Hamilton Silveira, de Salto
Cargo: Assessor de comunicação e marketing.
Principais atividades: Elaborou parte do plano de governo do candidato, o advogado Hamilton Renê Silveira (PSC), que disputou a eleição de 2004 em Salto, interior de São Paulo. Respondeu pela organização de eventos de campanha, contatos políticos e programação visual. Atuou também no contato com a imprensa, produção de folheteria e na preparação do candidato para participação em entrevistas e debates e na realização de discursos.
● 2002-2004 e em 2014-2016 – Deputada estadual Maria Lúcia Amary, em Sorocaba em São Paulo
Cargo: Assessor de comunicação e marketing e chefe de gabinete.
Principais atividades: Participou ativamente da campanha eleitoral de 2002, produzindo textos para a imprensa e para anúncios, folders, banners, bandeiras e faixas. Atuou na definição do tema musical, na estratégia de abordagem ao eleitor e no suporte de pesquisa sobre a base eleitoral. Elaborou a agenda diária da candidata, material institucional e de abastecimento de site sobre as principais propostas defendidas.
Externamente, respondeu pelo contato com a imprensa (fornecimento de respostas aos questionamentos, redação de artigos, agendamento de entrevistas e produção de fotos).
Após a eleição, tornou-se chefe de gabinete e comandou equipe de 16 assessores diretos e outros oito indiretos no suporte ao mandato, criando um programa operacional de computador para gerenciar as atividades, que permitia à deputada acompanhar tudo o que se passava em seu gabinete por meio de relatórios diários no computador.
Entre 2014 e 2016, implantou estratégias de reposicionamento nas redes sociais e de blindagem da imagem, a partir da eleição da deputada para a primeira vice-presidência da Assembleia Legislativa, tendo conseguido viralizações como a do Plano Real, com 9.731.473 pessoas alcançadas, 72.470 curtidas, 72.077 compartilhamentos e 5,7 mil comentários.
● Ainda fez assessoria de comunicação e consultoria de marketing para os políticos
Ex-vereador José Carlos Silvestre (PTB), em Salto; ex-vereadores Biléo Soares (PSDB) e Luciano Zica (PT), em Campinas; ex-vereador Gabriel Bitencourt (PT), em Sorocaba; ex-prefeito de Indaiatuba Flávio Tonin (MDB); prefeito de Salto Geraldo Garcia (PP); deputada estadual Célia Leão (PSDB), de Campinas; ex-governador e ex-candidato a presidente da República Geraldo Alckmin (PSDB); deputados federais Carlos Sampaio (PSDB), de Campinas, e Jefferson Campos (PSB), de Sorocaba.
TRABALHOS VOLUNTÁRIOS
__________________________________________________________
Almoço no Colégio
Como jornalista, fiz a divulgação na microrregião de Salto de um trabalho social, realizado por estudantes do terceiro ano do ensino fundamental da Escola Sagrada Família, mantida pelo Instituto das Filhas de São José, em Salto, em 2005, que visou reunir extraclasse todas as pessoas em situação de rua de Salto para um almoço de acolhimento.
Em princípio, a ideia era promover apenas o almoço e um bate-papo, coordenado pelo professor de sociologia Eduardo Benedito da Silva Ferreira, conhecido como Moreno, sobre a vida dessas pessoas, para que elas pudessem ter noção de que poderiam deixar aquela vida que levavam. mas o trabalho acabou envolvendo também a doação de cobertores e roupas, além de marmitas com o que sobrou da refeição.
O mais interessante do projeto, para os alunos e para o professor, foi conhecerem as histórias de vida de cada uma das 20 pessoas que participaram do almoço como convidadas. Elas se sentiram importantes, pois no dia a dia ninguém prestava atenção na presença delas e nem na sua situação. O almoço aproximou os alunos da realidade dessas pessoas e gerou trabalhos que trataram do problema e ainda do preconceito.
A Escola Sagrada Família é particular e reúne, em geral, famílias com mais recursos financeiros que a maioria da cidade. No almoço, essa situação foi totalmente esquecida. Além de o colégio se transformar em um ponto de encontro de pessoas maltrapilhas, se juntaram a eles, os alunos, o professor Moreno, os pais dos estudantes e alguns voluntários, que ajudaram a elaborar o almoço e as marmitas doadas.
Na avaliação final do trabalho, os alunos e o professor concluíram que era necessário realizar outras iniciativas como aquela, pois o número de pessoas em situação de rua só aumentava e a abordagem não fora eficiente ao ponto de trazer para o almoço todos os que viviam nessa condição. Mas a edição de 2005 foi a única na história do colégio.
Divulgação turística
Em 1998, o Inder (Instituto de Desenvolvimento Regional), criado pelo então vereador em Salto Geraldo Garcia, que já havia sido secretário de Esportes, Cultura e Turismo da cidade entre 1989 e 1992, se juntou ao Sebrae-SP para colocar em prática a criação de um Polo Turístico Regional, reunindo os municípios de Salto, Itu, Porto Feliz, Cabreúva, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba, no vale médio do rio Tietê.
Sem recursos para bancar uma assessoria imprensa que fizesse a divulgação adequada da proposta, o presidente do Inder, Carlos Pasti, e o criador do órgão, sugeriram e eu aceitei fazer o trabalho de graça. A iniciativa consistiu na produção de um jornal intitulado “Acesso News” e nos contatos com a imprensa, que viabilizaram primeiro o interesse pelo projeto e depois entrevistas dos envolvidos e de seus apoiadores.
A proposta de criar um polo regional se baseava na tese de mestrado defendida pelo próprio idealizador do Inder. Ele descobriu um elo comum entre os pequenos núcleos que atuavam isoladamente nas seis cidades: todos eles funcionavam a partir de mínimas adaptações dos recursos naturais, mas não conseguiam ir além por conta das limitações dessa condição, o que poderia ser ampliado enormemente com o polo.
A iniciativa ganhou o apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, cujo representante, engenheiro Paulo Ronchi, diretor do Escritório de Desenvolvimento Regional de Sorocaba, à época, assinou um termo de cooperação técnica em março de 1999 e se comprometeu, por meio dele, a ceder engenheiros agrônomos para o trabalho de campo, previsto para ser realizado em cinco etapas.
O projeto acabou não sendo colocado totalmente em prática devido a contingentes políticos envolvidos, mas boa parte dele aconteceu e hoje a região compreendida pelos municípios que comporiam o Polo Turístico Regional está muito mais desenvolvida. Salto, a cidade-mãe dessa proposta, se tornou estância turística há 20 anos, em agosto de 1999, pouco depois dessa iniciativa e até hoje é um local de grande atração.
CURSOS AFINS
__________________________________________________________
● Curso de fotografia básica. Cursos livres Facens (2020)
● Blog do seu negócio. Alura Cursos Online de Tecnologia. (2019)
● Twitter e visibilidade. Alura Cursos Online de Tecnologia. (2018)
● Curso de oratória e comunicação empresarial (2018)
● Curso de interpretação do Portal Transparência (2017)
● Curso de métrica em redes sociais (2015).
● Curso de geração de conteúdo para redes sociais (2014).
● Curso de especialização em redes sociais (2013).
● Curso de trabalho legislativo (2013).
● Curso de atualização em português (2012).
● Curso complementar da nova ortografia (2010).
● Curso especialização em gerenciamento de crises com a imprensa (2009).
● Curso de assessoria de imprensa (2005).
● Curso de atualização em português (2004, 1994 e 1988).
● Curso de redação para cinema e tevê (1999).
● Curso de jornalismo em revistas (1986).
● Domínio do pacote Office (Word, Excel, Power Point e Outlook).
● Inglês básico (conversação e leitura).
PRINCIPAIS PREMIAÇÕES
__________________________________________________________
● Vencedor do Prêmio Esso de Jornalismo pela Melhor Série de Reportagens sobre as Comunidades Carentes de Campinas, com o jornal Correio Popular, em 1997.
● Ganhador do Prêmio Yara de Jornalismo pela Melhor Série de Reportagens sobre Recursos Hídricos Gerenciados pelo Comitê das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, com o jornal Gazeta Mercantil, em 2000.