28 maio 2020

O futuro é um muro alto

Ninguém sabe o que o futuro nos reserva: poderemos quebrar a casca do ovo e sermos engolidos por uma raposa faminta ou poderemos virar uma nova vida ou nem quebrar a casca 


Nesses tempos de pandemia, várias vezes somos levados a fazer reflexões sobre a vida, sobre as pessoas e sobre Deus e seus desígnios na tentativa vã de conhecer o futuro. 

Mas o que vai acontecer é um mistério impenetrável. 

Outro dia um vidente foi alvo de risos quando se verificou que suas previsões, de que este seria um ano mais leve e cheio de oportunidades, não se confirmaram. 

Muita coisa dá certo quando se faz previsões, mas nem aquelas baseadas em dados técnicos são certeiras sempre. O erro ocorre exatamente quando se dá o imponderável. 

Ninguém imaginava, por exemplo, que o coronavírus causasse o que causa. Sequer se tinha um vírus dessa natureza na alça de mira há bem pouco tempo atrás. 

Se não temos nenhuma certeza garantida, não podemos também desistir de planejar ou desistir de persistir. Ambas as ações são fundamentais para se chegar ao sucesso. 

Devemos sim planejar para sabermos o que poderemos realizar e em que condições. Se houver imprevistos, como o coronavírus vem sendo para todos, replanejamos. 

A persistência é o que garante que possamos acertar em algum momento. Se não estivermos insistindo, não saberemos nunca quando é o momento ideal. 

Outra coisa necessária é a atenção aos movimentos do mundo. Não é a oportunidade que muda o rumo dos negócios, mas estar preparado para ela. 

Agora mesmo, quando o coronavírus atrapalhou completamente a vida de todos, muita gente está ganhando com novos negócios criados a partir da demanda por serviços online, que surgiu e se consolida. 

Nem tudo dá para vender por internet, mas o que não dá deve ser adaptado. Magazine Luiza, Americanas e vários outros dão o exemplo com suas plataformas de apoio. 

Se os produtos que vendiam não têm a mesma saída pela internet – e até têm boa saída -, eles então vendem os produtos de outros e fazem a intermediação. 

Ninguém sabe o que o futuro nos reserva. Poderemos quebrar a casca do ovo e sermos engolidos por uma raposa faminta ou poderemos virar uma nova vida promissora. 

Também poderemos nem quebrar a casca. 

Por isso temos de nos aventurar. Não importa quais sejam os desafios, os inimigos e todo o medo que dá. 

Que mantenhamos a atitude sempre.