20 junho 2020

Quem culpar pela explosão do coronavírus?

Numero de casos dobrou na cidade e nas duas cidades da microrregião depois
da reabertura do comércio fruto do relaxamento dos cidadãos


O número de casos de contaminação pelo coronavírus dobrou em Salto, Itu e Indaiatuba entre os dias 1º e 17 de junho, conforme registro oficial divulgado pelas prefeituras. Em Salto, subiu de 53 para 103, em Itu de 172 para 336 e em Indaiatuba de 276 para 692 e o número de mortes também cresceu: de uma para duas em Salto, de 21 para 26 em Itu e de 25 para 45 em Indaiatuba. 

A primeira pergunta que vem à cabeça de todo mundo diante deste comportamento é de quem é a culpa para esse crescimento e o que se pode fazer para evitar a continuidade? Uma resposta está atrelada à outra sem dúvida nenhuma. A culpa é fundamentalmente da população que não se isola se pode, que não se protege no dia a dia e que não evita a contaminação. 

Basta dar uma volta pela cidade para se verificar que a maioria das pessoas está encarando a situação como normal novamente: são inúmeras aglomerações, falta do uso de máscara e descuido na higiene do que tocam e do que usam e isto não é resultado da reabertura do comércio, mas da decisão individual de cada cidadão ao sair para a rua e praticar os atos já descritos. 

Haverá quem dirá que a reabertura do comércio provocou o aumento no número de casos, o que é uma realidade, mas, frise-se, não por culpa do comércio, mas pela displicência do cidadão. Mais que isto: pela falta de ação mais dura da Prefeitura e dos órgãos de fiscalização. Se não houver rigor na cobrança das medidas de proteção, tudo poderá piorar ainda mais. 

As pessoas precisam entender que não dá para manter a economia paralisada sem que haja prejuízos de tão grande monta que a repercussão vá muito além deste ano. Cada um pode fazer por si e pelo outro. Vivemos em sociedade. Não há decisões apenas individuais neste caso. Se as pessoas continuarem sendo irresponsáveis como estão sendo, só se prejudicarão. 

Toda população precisa de uma liderança para conduzi-la aos melhores caminhos. Normalmente, há uma condução de liderança política, mas hoje, infelizmente, essa liderança só tem prejudicado a população. Seja não lhe dando a assistência necessária, seja levando-a para esse comportamento irresponsável. Então que outras lideranças exerçam esse papel de condução agora. 

Portanto, senhores: é hora de cada um fazer o seu papel, se protegendo e protegendo aos outros, usando máscara ou fazendo a sua higiene e a higiene do que tocam e do que usam. Está na hora de se evitar aglomerações, de não sair sem necessidade e não criar demandas que não podem ser atendidas neste momento. A oferta de leitos e de atendimento em UTI já está muito perto do limite. 

Mão na consciência.

Artigo publicado na seção opinião do Jornal Taperá de 20-06-20