02 abril 2020

Treinar para quê?

Praticar exercícios físicos é uma das atividades que a pandemia
 transformou em rotina para a maioria das pessoas: tem até professora online


Desde o início da quarentena ou do isolamento social por causa do coronavírus, vivo uma pressão enorme de gente querendo definir como devo aproveitar o meu tempo livre.

Acho isso um absurdo, afinal não estou com tempo livre. Quarentena ou isolamento social, não importa qual prefiram, significa estar preso, recolhido, sem liberdade.

Isto se parece com aqueles momentos em que aparece um especialista na tevê para explicar como você deve gastar o seu décimo-terceiro salário. O dinheiro nem saiu e o cara está lá: faça isso, faça aquilo. Ora, ora. Ajudar a ganhar ninguém vem, né? Eu gasto como quiser e quando quiser e não me venham com chorumelas.

Um desses dias de quarentena, não sei exatamente qual (já perdi a noção do tempo com esse isolamento), fiz um protesto. Desliguei a tevê com as instruções para exercícios excelentes sobre como manter a forma, deitei no chão esparramado e dormi sem culpa ou medo.

Pode parecer que isso não seja protesto, mas eu não durmo como todo mundo não. Durmo pouquíssimas horas durante a noite. Pegar no sono sem mais e me entregar aos sonhos, como fiz, só quando era adolescente, um tempo em que mais comia, bebia e dormia que qualquer outra coisa. Era quase uma quarentena ou isolamento social, mas que acontecia, felizmente, só depois de curtir a balada até as 6 da manhã.

Acordei renovado e com muita disposição física e mental, muito melhor do que depois de fazer exercícios para me manter em forma. Pra que manter a forma? 
Nem sei se vai ter jogo.