09 julho 2020

Eficiência não é cumprir ordens

Cumprir ordens é uma ação burra e sem efeito, se as determinações não estiverem corretas ou se apresentarem algum desvio no curso da sua realização, seja em que área for e seja feita por quem for.


No mundo corporativo, a eficiência é um dos resultados mais cobrados de todos os funcionários, mas esta não é uma ação tão simples.

Muita gente acha que eficiência é cumprir ordens. 

Cumprir ordens é uma ação burra e sem efeito, se as determinações não estiverem corretas ou se apresentarem algum desvio no curso da sua realização, seja em que área for e seja feita por quem for. 

Mais do que cumprir ordens, todo funcionário precisa entender o que a ordem quer dizer e quais os objetivos buscados por ela. 

Esse entendimento é o que o faz se envolver com a ação. 

Nenhum resultado positivo se consegue sem o envolvimento. 

Passar esse conceito tem sido uma das minhas tarefas primeiras em cada lugar por onde passei ao longo da minha vida. 

Lembro bem de um caso do condomínio onde morava. 

O porteiro era daquelas pessoas dedicadas, dispostas a prestar o melhor serviço possível e um cumpridor de ordens. 

O problema é que não pensava. 

Ao agir assim, ele colocava tudo a perder. 

Pensar é uma atividade fundamental para qualquer atividade da nossa vida e fundamental para se destacar em qualquer atividade também. 

Certa vez, disse a ele: 

- Seu João, alguns amigos virão amanhã para me acompanhar em uma viagem. Será bem 

cedo. Peço que os deixe entrar. 

- Sim senhor. Pode deixar. Cuido disso. Que horas vêm?, perguntou. 

Devem chegar perto das 7h. 

No dia seguinte, os amigos chegaram por volta das 6h. 

Teríamos uma longa viagem e se anteciparam, mas foram barrados. 

- O doutor disse que vocês só poderiam entrar perto das 7h.