22 junho 2020

Erros que levam a outros

 

Nesta ilustração feita pela TV TEM de Sorocaba se pode visualizar o absurdo
da divisão de um shopping ao meio como se fosse um terreno baldio


Há alguns anos, o Instituto Geográfico e Cartográfico do Estado de São Paulo fez o reconhecimento oficial de um erro, que teria sido cometido no passado em relação à área na qual foi erguido o Iguatemi/Esplanada, o maior shopping entre os instalados até então de Sorocaba. 

O erro em questão era exatamente sobre a localização do empreendimento: o órgão entendeu que Votorantim tinha razão sobre a alegação de que ele estava em seu território, mas não tinha toda razão, já que parte ficava de fato em Sorocaba, e decidiu, pasmem, dividir o shopping. 

Se não é absurda, porque corrige um suposto erro, a decisão extemporânea é totalmente inoportuna, pois cria uma situação confusa em termos de arrecadação de impostos e de medidas a serem tomadas como um todo pela gestão do shopping e pelas duas prefeituras. 

Prova disso aconteceu nesta segunda-feira (22), quando entraram em vigor as medidas de combate ao coronavírus em Sorocaba, e estas medidas são diferentes das tomadas em Votorantim, o que fez com que o shopping tivesse as lojas de Sorocaba fechadas e as de Votorantim abertas. 

Agora o cidadão de Sorocaba deixará de comprar nas lojas que estão do lado de Votorantim, por que as lojas do lado de Sorocaba estão fechadas? É claro que não. Então, o fechamento das lojas do lado de Sorocaba em nada ajuda no combate ao vírus pelo lado de Sorocaba. 

Também não contribui para nada a medida de fechamento das lojas do shopping no lado de Sorocaba, se no mesmo estabelecimento estarão funcionando normalmente as lojas do lado de Votorantim, porque haverá a aglomeração de pessoas da mesma forma. 

Medidas como a do Instituto Geográfico e Cartográfico deveriam ser pensadas com mais cuidado. Não é que não se deva corrigir erros, mas se deveria adotar uma maneira menos traumática para as pessoas. Não basta dar uma canetada para dar o assunto como resolvido. 

Não é só a questão do combate ao coronavírus. Isto ocorre fortemente em relação à arrecadação de impostos. Se Sorocaba cobra mais pelo tributo e Votorantim menos, ambas as prefeituras estarão criando situações diferentes para uma mesma atividade e causando prejuízos. 

Os feriados municipais são outro motivo de transtornos e tudo isto porque alguém cometeu um erro na hora de dividir o território das cidades. Este tipo de engano, aliás, acontece com frequência. Bem perto de Sorocaba, Mairinque e Alumínio vivem a mesma situação. 

Sobretudo entre cidades que foram desmembradas, esse tipo de problema surge com mais frequência. Em Alumínio e Mairinque há escolas divididas ao meio, o que é ainda mais crítico que um shopping. Os técnicos desses órgãos e do governo do Estado precisam por a mão na consciência.