18 julho 2020

O reforço da saúde

Prefeitura de Salto traz 80 estudantes de medicina para reforçar o atendimento
na rede básica com jornada diária de 8 horas e distribuição em praticamente todas as unidades


A Prefeitura de Salto anunciou esta semana a criação do programa “Missão Saúde” com um certo alarde, como se ele fosse uma solução para os problemas desse setor no município. Nas palavras do prefeito Geraldo Garcia (PP), o programa irá mais a fundo, focando a prevenção e a saúde e não apenas o enfrentamento a qualquer doença. Mas é bom que se diga que empregar 80 estudantes de medicina para estágio não é exatamente uma solução para os problemas do setor da saúde de qualquer cidade. 

Evidentemente, não se minimiza aqui a iniciativa, posto que a ação do Poder Público no sentido de resolver as mazelas do cidadão, seja em que grau for, é sempre bem-vinda e importante. Esses estudantes vão dar sangue novo para o atendimento, trazendo ao consultório da rede básica os últimos conhecimentos que se tem na medicina ensinada nas faculdades. Em troca, receberão dos inúmeros usuários do sistema toda a sorte de situações práticas que eles terão de enfrentar na vida profissional tão logo se formem. 

Como são estudantes do último ano do internato de medicina e como terão a supervisão de professores com larga experiência, é de se esperar um bom entrosamento da oferta e da procura. Outro ponto positivo é o fato de darem expediente de 8 horas diárias até completarem as horas exigidas para a formação universitária, já que os médicos da rede não cumprem essa jornada. Espera-se que o entrosamento seja bom também deles com os médicos e com os demais funcionários em atividade na rede. 

Afora isso, é exagero dizer que o fato de 80 estudantes morarem e terem vida social na cidade ajudarão a economia local, sobretudo porque o consumo de estudantes não atinge setores fundamentais. É entusiasmado demais também achar que o fato de serem distribuídos por praticamente todos os setores da saúde ou por serem oriundos de todos os Estados do país será suficiente para trazerem uma bagagem capaz de mudar a situação da saúde, em que pese representarem uma melhoria. 

Também é ilusório de parte do secretário de Saúde, Fernando Amâncio, acreditar que a demanda pelos serviços dos postos de saúde e do pronto socorro diminuirá por conta do acréscimo dos estudantes. A demanda da saúde é sempre crescente e aumentará ainda mais se o atendimento for bom e recomendável, já que a carência e a defasagem nessa área são tão grandes em todo o país que as migrações para atendimento são mais frequentes do que as de eleitores de uma cidade a outra para votar. 

De qualquer forma, sucesso a eles.



Artigo publicado na seção opinião do jornal Taperá de 18-07-20