03 agosto 2020

Comunicação é sempre fundamental


A rede de fast food desenvolveu um app na medida para enfrentar os dramas 
que as grandes empresas enfrentam nessa pandemia


O McDonald's provou o que já deveria estar consolidado na cultura empresarial no Brasil e, infelizmente, não está, ou seja, que comunicação é sempre fundamental. Afinal, comunicação bem feita tira uma empresa da crise e ainda evita que ela entre, se não chegou a estar nela. 

O case da rede de fast food surgiu na criação de um app de comunicação interna, o MyMc. Quem vê o dispositivo funcionando hoje pode achar que a empresa deu sorte. Afinal, desenvolveu um app na medida para enfrentar os dramas que as empresas enfrentam nessa pandemia. 

Mas não foi sorte. Foi trabalho duro e planejamento. A pandemia foi uma intercorrência que surgiu no meio do caminho e está sendo contornada por conta da valorização da comunicação dentro da corporação. Deu muito certo por essa razão e pela eficiência na colocação em prática. 

O app foi pensado para ser utilizado pelo público que o está usando, ou seja, mais de 50 mil colaboradores espalhados pelo país todo. Um público jovem, que tem um comportamento mobile e é ativo em redes sociais. Esse público gosta de interagir e de cocriar conteúdo. 

Esses colaboradores vivem com o celular na mão para usar o whatsapp, instagram e tiktok, entre outros, e entenderam a linguagem da pandemia, na qual é preciso falar de prevenção, de novos protocolos de higiene, de segurança das pessoas e do que mais tiver de ser dito. 

Além disso, os colaboradores começaram a perguntar, sugerir e participar. A comunicação do McDonald’s deu voz a todos. Os colaboradores têm uma vivência de redes sociais. Ou seja, estão acostumados a essa troca. O resultado é que comunicação interna não tem limites. 

Assim, a comunicação continua produzindo conteúdo para ser transmitido, mas agora também reproduz o conteúdo criado pelos colaboradores. Disso surgiram informações específicas de determinados restaurantes ou de determinada região que incorporou à comunicação. 

Ouvir o que o colaborador tem para falar é a lógica de redes sociais. O que o McDonald’s fez foram apenas alguns ajustes. O app foi criado para levar a comunicação interna a esse perfil de usuário. Por isso, deu tão certo e o fato de existir uma pandemia junto foi só um detalhe. 

Rozália del Gaudio, diretora de Comunicação Corporativa do McDonald’s Brasil, diz: no momento que você dá voz às pessoas da empresa, você as empodera. Para ela, se a empresa empodera, precisa dar liberdade a essas pessoas. Em outras palavras, precisa praticar a arte de delegar. 

A diretora afirma que o McDonald’s trabalhou os três Cs: clareza para mostrar os papéis da empresa e do colaborador, confiança para permitir que os colaboradores se expressem e corrigir eventuais erros sem punição e coletividade, ou seja, trabalhar o conceito de equipe. 

Nessa pandemia mais do que nunca, é necessário que as empresas tratem a comunicação como estratégia. Muito além de ser apenas uma ferramenta para chegar a públicos diversos, ela é um instrumento de convergência. Quem não der a atenção devida, pagará caro por isso.