08 agosto 2020

Finalmente um estádio

Estádio Municipal Amadeu Mosca foi totalmente reformulado para atender
a população tão logo acabe a pandemia e apresenta uma estrutura moderna e acolhedora


A partir deste sábado (8), a população de Salto terá acesso ao novo Estádio Municipal Amadeu Mosca. Novo porque aquela praça de esportes passou por uma ampla reforma e ganhou uma aparência que nunca os seus frequentadores tinham visto antes. Sem dúvida nenhuma, é uma obra muito importante para toda a comunidade. 

Haverá quem dirá que o dinheiro gasto nessa reforma deveria ter sido empregado no combate ao coronavírus. Salto passou dos mil casos nesta semana, o número de mortes também superou 30 e a quantidade de vagas para internação em UTI é zero na maioria dos dias. Além disso, dirão que a cidade não deverá utilizar o estádio agora. 

Em primeiro lugar, não se pode investir todo o dinheiro da administração pública apenas em saúde. A vida em comunidade depende de uma série de setores e todos precisam de investimento tanto quanto a saúde, com a diferença apenas de que ela deve ser a prioridade. Segundo, o dinheiro veio antes da pandemia e era exclusivo para isto. 

Quanto a não utilizar a praça esportiva nova neste momento, é muito relativo. É claro que os jogos de futebol ainda estão em suspensão, mas as pistas de atletismo poderão ser utilizadas para caminhadas dentro da segurança das normas de vigilância sanitária. Enfim, ainda que não se use já, ele estará lá para quando puder. 

O estádio municipal é um patrimônio da população saltense e merecia esse cuidado. Muitos prefeitos tentaram e o próprio Geraldo já tinha tentado também dar essa nova vida ao local, sem obter o sucesso necessário para chegar ao estágio atual. Graças aos deputados federais Arlindo Chinaglia (PT) e Guilherme Mussi (PP) isto foi possível agora. 

Quem for ao local, não amanhã (a cerimônia será restrita a uma transmissão pelo portal da Prefeitura na internet, às 9h), mas nos próximos dias, verá arquibancadas completas, melhorias no campo, no vestiário, na pista de atletismo e caminhada, na academia e em outros espaços. Destaque para a iluminação da pista e para o novo estacionamento. 

A administração municipal está realmente de parabéns por ter levado à frente essa obra mesmo na pandemia. O secretário de Esportes e Lazer, Eliano Apolinário de Paula, sempre foi um entusiasta da reforma e trabalhou muito para que ela acontecesse. Ele também merece os elogios e certamente os receberá de quem aprecia o esporte. 

Agora é cuidar, usar e preservar. 


Artigo publicado na seção opinião do Jornal Taperá de 08-08-20