13 junho 2020

Salto no caminho certo

O saneamento básico é essencial para o desenvolvimento de municípios
 e para a saúde das populações que habitam essas cidades


É bastante positivo que Salto tenha conquistado o 10º lugar no ranking deste ano da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária, na pesquisa “Universalização do Saneamento”, levantamento realizado anualmente, que ocorreu entre os meses de janeiro e março deste ano e que analisou os dados dos 1.857 municípios com mais de 100 mil habitantes, considerados grandes. 

A colocação se torna ainda mais significativa se for levado em conta que esse total de cidades analisadas representa cerca de 70% de toda a população do país. Estar em 10º lugar nessas condições significa que os moradores locais estão recebendo um tratamento de primeira linha e à altura dos maiores municípios do país, em que pese não haver tantos recursos financeiros aqui. 

O resultado significa também que o município tem investido corretamente em saneamento básico, fazendo valer cada centavo disponível e isto é fundamental para o desenvolvimento e para a saúde da população e mais que isto: decisivo para o combate à pandemia provocada pelo coronavírus em todo o país, já que esse direcionamento dos recursos financeiros poupa o uso de leitos. 

Só para se ter uma ideia, o ranking revela que haveria a possibilidade de utilização de mais 13.712 leitos em hospitais em todo o país para o atendimento da pandemia se os demais municípios estivessem no mesmo nível ou próximo do alcançado por Salto, já que esse volume foi empregado para o atendimento de doenças provocadas pela falta ou deficiência de saneamento. 

O levantamento classificou os municípios conforme os seguintes critérios considerados pela ONU (Organização das Nações Unidas): 1) Rumo à universalização, pontuação acima de 489, 2) Compromisso com a universalização, pontuação de 450 a 489, 3) Empenho para a universalização, pontuação de 200 a 449, e 4) Primeiros passos para universalização, pontuação abaixo de 200. 

Salto alcançou pontuação de 499,30 em um ranking que vai até 500, sendo que teve nota 100, a máxima, nos serviços de coleta e de destinação de resíduos sólidos e de 99,30 em coleta de esgoto e 100 em tratamento. Classificações que colocam o município entre as 33 cidades de grande porte do Brasil que estão no nível “Rumo à universalização”, o destino ideal proposto pela ONU. 

Melhor impossível, não?


Artigo publicado na seção de opinião do Jornal Taperá de 13-06-20